Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais que transformam a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”.
É o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes, pilares e fundação), sendo o responsável pela segurança das edificações. Um bom projeto deve considerar todas as variáveis possíveis, combinado com o melhor custo/benefício.
Utilizadas tanto em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol, as estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos, podendo reduzir em até 40% o tempo de execução da obra.
O projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto, sendo essencial para que a obra saia como planejada.
O projeto elétrico deve ser elaborado por um engenheiro eletricista a fim de obter o dimensionamento das cargas elétricas, fios, eletrodutos, disjuntores e vários outros elementos com seus respectivos detalhamentos.
O PPCI é um projeto detalhado que visa proteger e prevenir os ocupantes de espaços físicos como indústrias, escolas, hospitais, salas de comércio e prédios em geral, contra possíveis sinistros gerados pelo fogo.
Para a aprovação de loteamentos é necessário desenvolver diversos projetos. Entre eles: urbanístico, paisagismo, arborização viária, sinalização viária, pavimentação, rede de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, rede de água, rede elétrica e terraplenagem.
Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. Feita a divisão, cada lote passará ter a sua própria matrícula.
A legalização ou regularização de obras tem como objetivo tirar a edificação da situação irregular, deixando sua documentação em dia. Evite multas e notificações, afinal, a regularização da obra é prioridade!